Rádio Comunitária Liberdade FM

Fone: (55) 3334-1147
E-mail: acadesca@gmail.com

Parceria entre o Projeto Energia Amiga e Cotripal leva à ampliação de ecopontos na região

26/08/2021

O Projeto de Extensão Energia Amiga, da Unijuí, em parceria com a empresa Cotripal, vem articulando ações de implantação de novos pontos de coleta de lâmpadas. Agora, para além de Ijuí e Panambi, contam com ecopontos, instalados dentro das filiais da Cotripal, os municípios de Condor, Pejuçara, Santa Bárbara do Sul, Augusto Pestana e Catuípe.

O Projeto de Extensão Energia Amiga, lançado em 2017, tem na sua essência o objetivo de levar às crianças e jovens do Ensino Fundamental conhecimentos sobre energia elétrica e sustentabilidade. Desde lá, diversas parcerias foram firmadas, principalmente com empresas, a exemplo da Cotripal, cooperativa panambiense que atua no comércio varejista, possuindo instalações em 13 cidades da região Noroeste do Estado.

Assim como o projeto, a Cotripal trabalha com ações e soluções ambientais, que visam o equilíbrio ambiental. Uma das ideias sugeridas, por meio da parceria, foi instalar contêineres da Reciclus, empresa caracterizada por prestar serviços de logística reversa de lâmpadas no País – algo que aconteceu nos supermercados da rede em Panambi e Ijuí.

“Mesmo já realizando a destinação correta de lâmpadas fluorescentes inservíveis, vimos na parceria com o projeto uma oportunidade de implantar os primeiros contêineres e, posteriormente, surgiu a possibilidade de ampliação dos pontos para municípios menores da região, onde a Cotripal também está presente,” explicou a engenheira ambiental da Cotripal, Júlia Helfenstein.

Segundo a professora Caroline Radüns, coordenadora do projeto Energia Amiga, o diálogo com as empresas é fundamental para que seja possível ampliar os pontos de coleta, além de informar a comunidade sobre o descarte correto desses materiais. A professora reforça a importância da cooperação. “Desde o início, quando articulamos a implantação dos ecopontos da Reciclus em Ijuí e Panambi, a Cotripal se mostrou muito receptiva. Dessa forma, com o comprometimento da Cotripal foi possível consolidar os pontos nesses municípios menores”, acrescenta a docente.

Fonte: Unijuí

Postado em Notícias Cotripal