Rádio Comunitária Liberdade FM

Fone: (55) 3334-1147
E-mail: acadesca@gmail.com

Tornado de pequeno porte é registrado em Cruz Alta

11/02/2021

Na tarde desta quarta-feira, 10, um fenômeno atípico chamou atenção dos cruzaltenses, uma nuvem em formato de funil se formou em uma área fora do perímetro urbano da cidade. Trata-se de um evento climático formado por uma supercélula (Uma supercélula é um tipo de tempestade caracterizada pela presença de um mesociclone. Por esta razão, essas tempestades às vezes são chamadas de tempestades girantes. Das quatro classificações de tempestade as supercélulas são geralmente as menos comuns, entretanto são também as mais severas). Apesar do susto para quem viu, o evento durou pouco tempo e logo se dissipou sem causar nenhum dano.
No Brasil as tempestades de supercélula ocorrem principalmente nas regiões sul e sudeste do país. No dia 4 de maio de 2001 uma tempestade com tornado atingiu a cidade de Sumaré, no interior de São Paulo. Os ventos que chegaram a 300 quilômetros por hora destelharam casas, arrancaram árvores e deixaram a cidade sem energia elétrica e telefonia.
Várias pessoas ficaram feridas e uma pessoa morreu. A tempestade também causou danos em cidades vizinhas como Campinas e Americana. Para alguns cientistas, eventos como estes são cada vez mais recorrentes por decorrência do aquecimento global.
FONTE: Rádio Cidade e Jornal O Alto Jacuí

Fotos: Samara Fontoura